Unidade Cobilândia
(27) 3236-7482 / 99866-2464
Horários Matricule-se

Unidade Parque das Gaivotas
(27) 3319-2312 / 99869-6365
Horários Matricule-se

RECUPERAÇÃO TREINAMENTO ALTO RENDIMENTO


RECUPERAÇÃO  TREINAMENTO ALTO RENDIMENTO

Um dos fatores menos favorecidos por alguns atletas de alto rendimento é a recuperação ou o descanso. Às vezes por desinformação, outras por negligência, o repouso é desconsiderado por muitos. Poucos dão a devida importância à recuperação no desempenho do atleta.

Quando se fala em descanso, recuperação ou repouso, em uma periodização de treinamento, logo se imagina ser a variável mais simples na fase de treinamento.

Por estranho que possa parecer, o descanso é tão importante quanto o exercício, o corpo precisa de tempo para se adaptar ao estresse e, por isso, deve haver um período de recuperação.

Descanso e recuperação são igualmente importantes na prevenção de lesões. Recuperação metabólica, recuperação nos aspectos psicológicos, e até mesmo no aumento no desempenho do atleta, é fundamental.

O atleta necessita do repouso adequado assim como do treinamento, para que ocorra um excelente desempenho das principais funções no decorrer da periodização de um treinamento de alto rendimento.
 

É necessário que haja um equilíbrio entre a fadiga e o descanso para uma boa recuperação do estado de estresse físico, funcional e metabólico. A carga de exercício está associada diretamente ao período de recuperação. Durante as sessões de treinamento, não haverá nenhum benefício em desempenho, neste período estamos lesionando nossas fibras musculares, depletando nossas reservas energéticas e gerando estresse muscular, ou seja, durante o treino só teremos uma grande perda metabólica e estrutural da “agressão” representada pelo treinamento intenso ao organismo como um todo.

A partir do momento que o físico chega à fadiga excessiva, ocorre um esgotamento considerável de suas reservas energéticas e para cada forma de estímulo é necessário um período de recuperação para restabelecer essas reservas. Durante o repouso ocorrerá recuperação dos substratos energéticos e a restauração das fibras musculares lesionadas durante as sessões de treinamento.

Fonte da Notícia: https://www.musculacaoefitness.com.br/treino-e-ciencia/importancia-da-recuperacao-em-treinamento-de-alto-rendimento/
Voltar

Compartilhe: