Unidade Cobilândia
(27) 3236-7482 / 99866-2464
Horários Matricule-se

Unidade Parque das Gaivotas
(27) 3319-2312 / 99869-6365
Horários Matricule-se

Exercícios físicos durante a gestação.


Exercícios físicos durante a gestação.

Esse texto com certeza foi escrito com um sentimento mais doce e especial do que os outros. Menos técnico mas com a intensidade de só quem passou pela sublime experiência da maternidade pode escrever. Gerar uma vida foi minha melhor decisão, foi quando meu mundo virou do avesso e eu descobri que é desse jeitinho que ele fica melhor. Fiquei mais sensível, meu corpo mudou sim mas foi um período que me achava incrivelmente linda e poderosa pois um milagre estava em mim: eu gerava uma vida, em mim batiam dois corações e eu era totalmente responsável por esse novo ser. É uma fase de muitas mudanças e acho natural que a mulher se sinta insegura, inclusive com as mudanças físicas pois, infelizmente, vivemos numa sociedade que prega por corpos perfeitos.

Praticar atividades físicas durante a gestação faz bem para a mãe e para o bebê, desde que monitorado, direcionado e adaptado à condição da gestante e ao trimestre em que se encontra. Após o primeiro ultra som, avaliação médica e liberação para a atividade física, a gestante está pronta para escolher a atividade que mais lhe agrada. Pode ser hidroginástica, pilates, caminhada e até mesmo musculação. Eu sempre oriento o uso do frequencímetro para monitorar os batimentos cardíacos e não haver competição de fluxo sanguíneo para a placenta, que nutre o bebê. Os objetivos gerais são: 

  • Controle de peso da gestante, 
  • Melhora do retorno venoso, prevenindo edemas
  • Melhora da resistência à insulina, prevenindo a diabetes gestacional.
  •  Controle da pressão arterial.
  • Preparação para o parto natural, com exercícios de mobilidade pélvica e fortalecimento do assoalho pélvico, além do controle da respiração e redução da ansiedade.
  • Fortalecimento da região do core e paravertebral, muito solicitada devido ao aumento do ventre
  • Fortalecimento e resistência muscular localizada de membros superiores e inferiores, com angulações e cargas adaptadas. 

A atividade física na gestação antigamente era rodeada de tabus, mas atualmente esse assunto está cada vez mais embasado cientificamente e, desde que seja orientada por profissionais capacitados dentro de uma equipe multidisciplinar, é altamente segura tanto para a mãe quanto para o bebê. Não é e nunca será por vaidade, e sim por saúde.Gestantes, mães, mulheres, SUPER mulheres…. olhem sua nova imagem refletida no espelho com todo o respeito e amor por essa transformação linda, milagrosa e poderosa. O ventre é a curva mais linda do seu corpo!

Designed by snowing / Freepik

Fonte da Notícia: https://nandacardoso.com/exercicios-fisicos-durante-a-gestacao/
Voltar

Compartilhe: